segunda-feira, 8 de junho de 2009

A vida nas aldeias

· Alimentação

Em 1950-70, a alimentação era muito diferente da actual, consumindo-se apenas o que era produzido na sua pequena horta, como por exemplo: couves, grão, batatas, alho... Também era usada a troca de produtos entre os habitantes da aldeia, sempre que necessário. O peixe era fornecido uma vez por semana. A revendedora passava por todas as ruas da aldeia, fazendo sempre o seu pregão.


· Tempos livres

As brincadeiras eram na rua, por exemplo jogando ao pião, ao berlinde, às escondidas, à sovela, ao mocho, entre muitas outras. As noites eram passadas em família e amigos, jogando às cartas e contando contos. As senhoras aproveitavam para dar pontos na roupa, enquanto as raparigas bordavam o enxoval.´










· Educação

O ensino era exercido por professores residentes na aldeia. No recreio, os rapazes e as raparigas brincavam separadamente.Um dos castigos era ser obrigado a ir à missa no Domingo ou levar com a régua na mão.













· Moda

A moda era feita pelas altas costureiras e alfaiates da aldeia. As mulheres usavam vestidos abaixo dos joelhos, sem cava, nem decotes, sempre com meias e sem usar calças de ganga. Os homens usavam camisa e, quase sempre, colete, com boina ou chapéu, com o seu inconfundível relógio de bolso.

· Transportes

O transporte era feito através de burros, a pé ou com carroças. Existia uma transportadora, formada por um casal e que tinha como função transportar as encomendas e pessoas, através de dois cavalos e uma carroça.













· Comunicação social

Era feita através da rádio ou de jornais, sempre que alguém vinha à cidade. Mais tarde, já havia algumas televisões nas tabernas.













Dimauro Matias

Sem comentários:

Enviar um comentário